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A decisão de abrir o próprio negócio não é fácil e a sensação de frio na barriga, por conta das incertezas, nem sempre passa. Não fazer comparações, planejar bem cada passo e fazer uma autoavaliação são algumas maneiras dedriblar o medo na hora de empreender.
Para Renê José Rodrigues Fernandes, diretor de projetos do Centro deEmpreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), um dos principais receios dosempreendedores é de largar a segurança de um emprego para tocar o próprio negócio.
Pamella Gonçalves, gestora de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor, conta que tanto aqueles que desejam empreender quanto aqueles que já estão no universo do empreendedorismo têm um receio em comum: a possibilidade da falência do negócio. Veja outros medos que os empreendedores sentem.
1. Incerteza em relação à renda
Ter o próprio negócio não significa ter um salário muito alto e regular. O retorno financeiro de uma pequena empresa ou startup pode levar um tempo e, às vezes, pode até mesmo não acontecer da forma que foi planejado.
Uma pesquisa da Endeavor feita em parceria com o Ibope Inteligência, sobre os perfis e percepções dos empreendedores brasileiros, mostra que 30% dos entrevistados apontam que o principal risco para quem deseja empreender é a incerteza em relação à renda. Divulgado em maio deste ano, o estudo teve como base entrevistas de mais de três mil pessoas, entre empresários, potenciais empreendedores e empregados.
2. Medo de fracassar
Para muitas pessoas, o fracasso é associado a uma experiência ruim e que não deve ser lembrada nunca. “Mesmo fracassando você pode aprender muita coisa”, resume Fernandes.
O negócio pode até não dar certo, mas especialistas afirmam que o mais importante parasuperar um fracasso e empreender novamente é refletir e anotar os erros cometidos.
3. Receio de não ter clientes
Como saber se a sua empresa terá demanda? Essa é uma das priniciais preocupações para empresários que estão investindo em um novo negócio.
Para Fernandes, fazer uma boa pesquisa de mercado pode aliviar esse temor. “Ele tem o risco de não conseguir clientes, mas não deve ser encarado como um medo porque ele deve ser amenizado por um bom planejamento”, recomenda.
4. Medo de crescer
Ampliar a empresa significa delegar mais, utilizar mais recursos financeiros e enfrentar mais burocracias. Para Pamella, a falta de recursos financeiros é um dos principais receios de quem deseja crescer.
Nesse momento, Fernandes afirma que o mais importante para o empreendedor é focar na sua equipe. “Ele precisa saber colocar as pessoas certas nos cargos corretos e confiar na formação de equipe”, ensina.
Fonte: EXAME.com